domingo, 30 de agosto de 2009

Usavam os quintais para plantar 'cannabis'

A GNR de Penafiel já apreendeu este mês mais de 75 quilos deste estupefaciente, na forma de plantas

A GNR de Penafiel apreendeu já mais de 75 quilos de cannabis este mês. A droga, em forma de planta, foi descoberta pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) em quatro plantações caseiras e, se nalguns casos, serviria para consumo próprio, noutros era traficada na região do Vale do Sousa.

Dos quatro homens detidos, todos acusados de um crime com moldura penal entre quatro e 12 anos, só um ficou em prisão preventiva. Os restantes arguidos ficaram obrigados a apresentações trissemanais na GNR.

A primeira apreensão aconteceu em Rio Mau, Penafiel, onde um homem de 32 anos foi detido a cortar e a regar 54 plantas de cannabis que cultivava num terreno anexo à sua casa. O jovem, com antecedentes criminais por tráfico de droga, tinha mais de 19 quilos de cannabis e plantas que iam de 1,60 aos 3,60 metros de altura. Quatro dias depois, a GNR actuou em S. Martinho de Recezinhos, onde um homem de 42 anos tinha uma plantação num campo contíguo à casa. Foram descobertas sete plantas, a rondar os dois metros, num total de 12 quilos. Nova operação realizou-se dia 12. No lugar de Além, em Cête, Paredes, foram encontradas mais 17 plantas, algumas com três metros de altura. Para além dos 19 quilos de cannabis plantados num terreno contíguo à sua habitação e protegidos por uma estufa artesanal, o homem de 32 anos tinha ainda oito sacos com 600 gramas de cannabis seca. André R. foi o único dos detidos a ficar em prisão preventiva, porque tem antecedentes criminais. A última detenção foi em Sobreira, Paredes. Sete plantas com três metros foram encontradas num quintal visível da rua. A GNR apreendeu 25 quilos em plantas e mais 600 gramas de folhas secas a um homem de 44 anos com cadastro.


Sem comentários: